Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho, 2023

Desenvolvimento do projeto - ideias e processos

  Início da montagem estrutural da área e concepção de um formato inicial para o pavimento superior que também atuaria como cobertura para o depósito dos funcionários.  Testes com a rede para entendermos como tencioná-la a ponto de fazê-la caminhável, a tornando em um meio de acesso para o pavimento superior. Elaboração de brises para o fechamento/abertura do espaço dos funcionários e de uma escada para integrar o acessos das duas áreas. Estabelecimento da rede apenas enquanto espaço de permanência e criação de caixotes moduláveis para a horta. Mudanças realizadas na horta e no formato da escada, promovendo maior conexão entre os espaços. Criação de um novo formato de pavimento para deixá-lo mais orgânico com o acesso pela escada.     

Levantamento e modelo 3D do espaço

  Levantamento 3D do espaço Planta baixa Levantamento de medidas      A partir de medições realizadas fisicamente no espaço, foi possível modelar as dimensões da área no SketchUp. Tais levantamentos servirão de base para que possamos estruturar uma intervenção de forma proporcional e adequada à realidade do espaço.

Performance

  Link para o vídeo:  https://youtu.be/c6Tm1NrmnBg Esta performance foi pensada com o objetivo de materializar no corpo as sensações que o espaço nos provocava. Desse modo, através do movimentos individuais e em conjunto, visamos transmitir o sufoco e o excesso experienciados no local. 

Rede de Implicações revisada + o que promover

  Através de uma revisão, definimos melhor os elementos do espaço que provocam tais sensações a fim de facilitar a proposta de intervenção. Desse modo, foi possível entender que a área necessitava de uma maior integração entre seus usos e usuários, atraindo a apropriação do público através de conforto, interatividade e acessibilidade.

1ª Rede de Implicações do espaço escolhido

  Através da análise do espaço escolhido, elencamos as sensações que ele nos causava, relacionando estas aos elementos que as provocavam e às ações promovidas por elas. Dessa forma, foi possível notar como o excesso de objetos, a irregularidade do solo e a configuração do espaço contribuíam para uma sensação de sufocamento e confusão, apesar de possibilitarem uma abertura para diferentes usos e apropriações.

Espaços escolhidos na Escola para intervenção

 Espaços escolhidos para análise com base nos conceitos de Hertzberger: Fachada da Escola Museu do Aleijadinho Área de serviço externa + hortinha O espaço eleito pelo grupo foi a área de serviço externa devido à sua diversidade de usos e apropriações, possibilitando uma maior exploração de intervenções e propostas para os problemas do local.