Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2023

Sintegração sobre conceitos de Hertzberger

  Através dos debates levantados com os colegas, pude perceber como os espaços visitados não chegam a explorar o potencial de suas características para além do funcionalismo. Analisando o caráter humano dos espaços, pude perceber como certos locais não se fazem convidativos para as pessoas, seja pelo acesso precário, pela ausência de acomodação ou mesmo pelas regras formais de apropriação que restringem a expressão do sujeito. Desse modo, a abertura para a interação por parte dos alunos se torna comprometida, já que a EAD como um todo é construída sob um caráter de neutralidade e rigidez, constituindo-se enquanto um espaço passivo e não ativo.

Stop Motion Não-Objetos Mágicos

Link para o Stop Motion:  https://youtu.be/U8-6SYuTnZU Através da revisão do storyboard, foi pensado como seria possível tornar a obra mais interativa de forma a permitir que o espectador entendesse o poder de seus comandos sobre os não-objetos. Dessa forma, criou-se uma identidade sonora para cada peça, de modo que os sons se sobrepõem quando os objetos são manipulados ao mesmo tempo.

2º Storyboard para os Não-Objetos Mágicos

Através da revisão do storyboard, foi pensado como seria possível tornar a obra mais interativa de forma a permitir que o espectador entendesse o poder de seus comandos sobre os não-objetos. Dessa forma, criou-se uma identidade sonora para cada peça, de modo que os sons se sobrepõem quando os objetos são manipulados ao mesmo tempo.  

1º Storyboard para os Não-Objetos Mágicos

  As cenas retratadas no storyboard traduzem a tensão visual e sonora que será transmitida no stopmotion. Através da utilização de diferentes ângulos, cria-se uma perspectiva de imersão para o espectador, o qual é levado para dentro da narrativa.

Objeto Paramétrico (individual)

    Através do objeto inicial projetado em grupo, parametrizei o meu de forma que o número de encaixes correspondesse ao número de lados da peça e que todas as formas possuíssem 8 peças de mesmas dimensões. A fim de oferecer uma estrutura inicial que convidasse à exploração, as figuras foram dispostas de forma simétrica e volumétrica, dando abertura a diferentes interações. A primeira imagem apresenta o objeto antes da pintura e da interação, e a segunda apresenta como este ficou após as intervenções dos colegas.

Objeto Paramétrico (em grupo)

      O objeto criado pelo grupo se baseou na abertura para a construção livre de figuras a partir de formas geométricas encaixáveis. Os parâmetros se distinguiriam a partir do número de peças, encaixes, dimensões e volume.

MHNJB: Exposição Arqueologia e Presépio do Pipiripau

         Dando início ao relato da experiência, é possível destacar o impacto artístico, histórico e cultural do Presépio do Pipiripau. Nesta obra, Raimundo Machado constrói múltiplas cenas que retratam a história da vida e morte de Jesus Cristo, as quais se entremeiam ao cotidiano da cidade construída pelo artesão. A complexidade dos cenários e a riqueza de detalhes provocam a imersão do espectador na atmosfera da obra, promovendo uma aproximação com a história que ali está sendo contada.     Trazendo outro tipo de exploração, a exposição arqueológica nos apresenta práticas e percepções indígenas através de uma coleção de vestígios históricos. Por meio dessa exposição, somos levados a conhecer como tais povos se relacionavam entre si e com a natureza, o que contrasta fortemente com o modo de vida atual, este moldado pelas visões dos colonizadores. Dessa forma, o visitante é levado a observar a história sob uma perspectiva cultural e espiritual, reflet...

Desenho de observação no MHNJB

 

Crítica Storyboard e Stop Motion

  Stopmotion: https://www.youtube.com/watch?v=m-ZMdY_y3uI        O stopmotion acerta ao brincar com a expectativa do observador através dos efeitos sonoros, trazendo diferentes interpretações das cenas apresentadas. Dessa forma, a comunicação entre imagem, efeitos e sons é bem executada, representando a descrição coesa do stpryboard. Entretanto, a transição que ocorre do modo retrato para o paisagem durante o vídeo acaba quebrando a conectividade e linearidade da composição, prejudicando a fluidez dos frames.

Crítica estruturada - GIFs animados

           A utilização de cores trouxe um maior impacto sensorial e imersivo para a animação, auxiliando na conexão entre os diferentes objetos.  No entanto, a última transição destoou do restante da animação, gerando uma quebra de identidade e continuidade. Apesar disso, tal recurso utilizado de forma mais intencional e definida poderia ser benéfico para a composição, aguçando o interesse do espectador.     O GIF trouxe uma movimentação interessante da figura, entretanto o fundo estático e o recorte geométrico da imagem acabaram empobrecendo a ideia de abstração da animação. 

Inhotim

  Através da visita às galerias pude encarar a arquitetura enquanto obra e composição, não servindo somente de apoio ao trabalho do artista, mas se integrando a sua criação. Dessa forma, o prédio assume um caráter muito mais do que estrutural, se tornando uma peça-chave da história e da experiência que está sendo promovida ali.